ADVERTÊNCIA:
Este é um site informativo; Não se trata de consulta médica; Não é personalizado; apresenta informações gerais; Não é nossa responsabilidade a interpretação equivocada das informações abaixo. “Para qualquer tratamento médico é indispensável consultar um médico.”
A trombose venosa é a oclusão parcial ou total de uma veia por um coágulo ou trombo. Pode acometer veias superficiais das pernas, sendo chamada de tromboflebite superficial, ou veias profundas, sendo chamada de trombose venosa profunda (TVP).
A trombose venosa profunda de membros inferiores é doença de grande importância clínica por sua alta incidência, em especial, em pacientes hospitalizados.
A trombose venosa é acompanhada de significativa morbidade pelas seqüelas importantes que pode determinar e apresenta mortalidade, não desprezível, por embolia pulmonar.
Sintomas
Muitos coágulos venosos podem não apresentar manifestações clínicas ou apresentar sinais e sintomas não característicos, o que na prática clínica leva, muitas vezes, ao não diagnóstico da doença em tempo para se instituir a terapêutica adequada. O conhecimento da sintomatologia clínica, dos fatores de risco e a utilização de métodos diagnósticos adequados são de extrema importância para a detecção precoce da doença, evitando-se, assim, as complicações graves que podem advir.
Os sintomas dependem da veia acometida e da extensão do processo inflamatório. Os sintomas de TVP, às vezes, podem estar ausentes em pacientes debilitados, com doenças graves, em idosos e, em algumas vezes, a primeira manifestação pode ser a embolia pulmonar fatal.
A trombose venosa das veias profundas da perna produz sintomas poucos específicos e, por vezes, sua identificação é difícil. A dor e o inchaço dos músculos da perna, com ou sem aumento do volume da perna, são os sintomas mais comuns.
Diagnóstico
Na oclusão das veias maiores, o diagnóstico é evidente. Há aumento do volume, inchaço da perna, e as veias do tornozelo tornam-se salientes.
Na trombose venosa dos membros superiores (braços e antebraços), há aumento do volume de toda extremidade superior, aumento da tensão muscular e relevo venoso superficial da extremidade; ombro e região peitoral tornam-se dilatados e mais evidentes. Em geral, ocorre cianose da mão e de antebraço.
O melhor tratamento é a prevenção
O uso sistemático de meias elásticas antitrombóticas pode reduzir em até 65% a incidência de TVP nos pacientes submetidos à cirurgia de médio e grande porte, com a vantagem de ser um método barato e de fácil aplicação, tendo poucas contra-indicações.
A prática de exercícios regularmente, evitar sobrepeso, anticoncepcionais, traumas, varizes, imobilidade prolongada, desidratação, pode ajudar a prevenir a trombose venosa.
Qualquer sinal de inchaço nas pernas ou braços e dor procurem seu médico. Quanto mais precoce o tratamento, menores as chances de complicação.
Rua Barão do Rio Branco, 681 – Edifício Climério Vieira, Sl. 304 Governador Valadares – MG
(33) 3271-6510